22 de maio de 2018

Carreira no Ministério Público do Trabalho é tema de Mesa Redonda na FDSM

Quais as atribuições de um Procurador do Trabalho e como ingressar na carreira? Estas e outras questões foram esclarecidas na mesa redonda realizada pela FDSM no último dia 19 de maio. Coordenada pelos professores Ricardo Alves de Lima e Ana Carolina de Faria Silvestre, a mesa redonda contou com a presença do Procurador Carlos Alberto Costa Peixoto, coordenador da Procuradoria do Trabalho em Pouso Alegre. Durante sua apresentação, ele explicou como é desempenhada a função. "Os Procuradores do Trabalho são designados para funcionar junto aos Tribunais Regionais do Trabalho e, na forma das leis processuais, nos litígios trabalhistas que envolvam, especialmente, interesses de menores e incapazes", disse.

Sobre o ingresso na carreira, o concurso para ingressar na carreira é composto por quatro etapas: prova objetiva, prova subjetiva e prática, inscrição definitiva e prova oral, explicou o procurador. "Os requisitos são semelhantes aos exigidos para o cargo de Juiz do Trabalho: ser bacharel em Direito, apresentar diploma devidamente registrado pelo Ministério da Educação, comprovar três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel, entre outros. Uma das diferenças está no momento da comprovação dos três anos de atividade jurídica, que no concurso para Juiz do Trabalho ocorre na inscrição definitiva, e no concurso para Procurador do Trabalho deve ocorrer na data da posse", concluiu.

Segundo o Núcleo de Extensão, novas discussões sobre carreiras jurídicas serão realizados durante o ano. Cerca de 200 alunos prestigiaram o evento. Confira as fotos.

Dr. Carlos Alberto Costa Peixoto e Prof. Ricardo Alves de Lima.
















Nenhum comentário: