17 de abril de 2018

Professor da FDSM participa de Fórum Internacional da ONU

Professor Hamilton com o conselheiro da Secretaria Geral da ONU, Yukio Takasu.

Abertura do Fórum Internacional sobre a Segurança Humana
na América Latina.
Professor Hamilton com o professor e Juiz da Corte Interamericana de
Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Eugênio Zaffaroni.

Professor Hamilton com o Juiz Federal Fausto Sanctis.

Professor Hamilton com o Ministro Luis Roberto Barroso

O professor doutor Hamilton da Cunha Iribure Júnior, docente da graduação e mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas, esteve presente no Fórum Internacional sobre a Segurança Humana na América Latina, realizado nos dias 2 e 3 de abril pela ONU (Organização das Nações Unidas) por meio do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente. Realizado em São Paulo/SP, o evento foi aberto pelo cardeal Peter Turkson, prefeito do Vaticano/Roma, que falou sobre o tema “A Pacificação no Mundo”, um dos principais temas do Papa Francisco. 

Também esteve presente o conselheiro da Secretaria Geral da ONU, Yukio Takasu, que palestrou sobre “A Segurança Humana no Sistema da ONU”. O assunto foi comentado pelo professor e Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Eugênio Raul Zaffaroni, e pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso.

O Fórum Internacional sobre Segurança Humana abordou importantes temáticas relacionadas com uma questão de âmbito mundial que muito preocupa os países e, em especial, a ONU, que é a “Segurança Mundial dos povos”. Presidido pelo Prof. Dr. Eugenio Raúl Zaffaroni, o evento trouxe significativos e reveladores dados coletados em pesquisas realizadas na América Latina, nos últimos três anos, que demonstram o crescente aumento dos índices de homicídio e fazem com que a América Latina assuma a liderança entre as regiões mundiais onde se registra mais extermínio de pessoas. 

Além de inovadoras propostas apresentadas para a edição de leis mais rígidas no combate aos casos de homicídio infanto-juvenis e de grupos vulneráveis, o Fórum lançou a “pedra fundamental” do projeto da ONU para a implantação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas, a qual terá seu primeiro campus, em âmbito mundial, instalado no Brasil nos próximos três anos. O objetivo central foi enfatizar a necessidade de ascensão universal das normas e princípios da ONU para atender às múltiplas dimensões da segurança humana, no fluxo da criação de políticas públicas para melhoria dos indicadores da qualidade de vida das pessoas na comunidade, em harmonia com a proteção ao meio-ambiente, o crescimento econômico e a evolução do bem-estar social. Por fim, visou o evento a constituir um grupo de pesquisadores que serão os responsáveis pela elaboração de um Relatório Geral sobre os “Fatores do homicídio na América Latina” a ser apresentado no Congresso Mundial da ONU, que acontecerá no Japão em 2020.

Segundo o professor Hamilton, o Fórum lhe possibilitou entrar em contato com representantes dos diversos segmentos de pesquisa que são desenvolvidas não só no Brasil, como também na Argentina, Colômbia, Uruguai e Áustria. “Na Reunião do Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (COPLAD), o qual faz parte da ONU, tive a oportunidade de participar dos debates e sugeri a criação de bolsas de estudo, a cargo da ONU, para o fomento das pesquisas voltadas para a efetivação dos Direitos Humanos na América do Sul, bem como para pesquisas que mapeiem a situação atual da educação infanto-juvenil, que, ao meu entender, constitui-se no ponto de partida para que os jovens consigam se libertar da criminalidade e, com isso, reduzirem-se os índices de delinquência para os menores de 18 anos”, disse. 

Uma importante conquista para a FDSM será a participação, por meio do professor Hamilton, no projeto pedagógico para a implantação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas, no Brasil. “Foi uma grande honra receber o convite para integrar a equipe técnica multidisciplinar para o desenvolvimento do projeto pedagógico para a implantação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas, sob a coordenação do professor PhD Edmundo Oliveira. Em síntese ter participado desse evento internacional da ONU foi uma experiência ímpar e muito enriquecedora”, finalizou.

Nenhum comentário: