20 de março de 2018

Professora da FDSM participa de obra literária internacional do Direito




A professora Ana Carolina de Faria Silvestre, Gestora dos Núcleos de Extensão e Relações Interinstitucionais na FDSM, foi uma das autoras do livro “Aristotle on Emotions in Law and Politics - A compreensão de Aristóteles sobre as emoções no Direito e na política”. O livro, que integra a coleção Law And Philosophy Library, foi lançado recentemente pela renomada Editora Springer International Publishing.

O capítulo escrito pela jurista foi sobre o tema “Repensando a educação jurídica a partir da teoria das emoções de Aristóteles e dos desafios contemporâneos colocados pela realização prática do Direito”. Segundo ela, o trabalho explora a concepção aristotélica das emoções e os desafios contemporâneos da educação jurídica. “Aristóteles compreende que as emoções se situam na parte irracional da alma, mas que elas podem ouvir os clamores da razão e podem ser educadas. Não se deve, portanto, tentar eliminar as emoções do Direito, mas assumi-las como uma parte do humano e, portanto, constitutivas da vida prática”, explicou.

A partir daí, o desafio deve ser o de lidar com as emoções na esfera da educação jurídica, ressaltou a professora. “Temos que pensar sobre práticas pedagógicas/didáticas que contribuam para a construção holística do educando em Direito e do profissional do direito. Razão e emoção não pertencem a reinos tão distintos, afinal”, finalizou.

Ana Carolina é Doutoranda em Ciências Jurídico-filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre e pós-graduada em Ciências Jurídico-filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professora na Faculdade de Direito do Sul de Minas e no Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação. Gestora do Núcleo de Extensão da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Gestora de Relações Interinstitucionais na Faculdade de Direito do Sul de Minas. Autora e co-autora de artigos e livros publicados no Brasil, Portugal, Espanha e Itália. Coordenadora do grupo de estudos Educajus. Membro da rede em Didática e Pedagogia do Direito coordenada por Maria Francisca Elgueta e Eric Palma da Unidad de Pedagogía Universitaria y Didáctica del Derecho de la Universidad de Chile. Membro da Rede Brasileira de Direito e Literatura. Membro da International Research Collaborative network intitulada Law, Reason and Emotion. Membro da Collaborative Research Network intitulada Law and Emotion.

Nenhum comentário: